- Área: 150 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: Deca, Kabenko, Macom Indústria e Comercial, NS do Brazil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de três sobrados geminados, construído na década de 50, no coração do Bairro Itaim Bibi, resistiu ao processo de verticalização e transformou-se em pontos comerciais. O projeto ocupa a unidade central, parte de uma reforma anterior foi aproveitada com a valorização de vários elementos construtivos e matérias existentes e a potencializada com novas intervenções, consolidando o uso comercial já estabelecido anteriormente.
Tiramos partido desta realidade da cidade com sua transformação constante e definimos a intervenção com duas estratégias que se complementam: a primeira é a intervenção direta no imóvel, a obra civil intervém de forma neutra e versátil. A segunda é a ocupação do uso atual, com equipamentos e peças de design especial que garantem o bom funcionamento e sua temporalidade. Para o novo uso do espaço, onde agora é servido produtos de alimentação, foi preciso construir um mezanino para receber a cozinha industrial e construir uma nova edícula vertical para abrigar as áreas técnicas, de serviço e os sanitários.
No nível da rua encontra-se a loja e o salão com mesas para 30 lugares. O ponto de partida foi a locação dos carrinhos expositores no centro do espaço fixando a loja que separa o salão frontal, ligado a rua, do salão posterior, conectado ao pátio conformado pelos dois volumes construídos, o novo e o antigo. O design desenvolvido para a primeira unidade da confeitaria situada no Bairro da Vila Madalena foi adotado novamente, imprimindo unidade e identidade a rede. Com esta continuidade estabelecida, a obra civil ficou restrita as infraestruturas e acabamentos, deixando o espaço livre como suporte para a ocupação de elementos soltos, construídos com peças metálicas especiais executadas por um serralheiro artesão.
No mezanino a lógica de ocupação do espaço permanece a mesma. Um monta-carga conecta os dois pisos somados a uma escada pré-fabricada de concreto, aproveitada da reforma anterior, ambos os elementos de circulação vertical são fechados com as peças metálicas que definem a materialidade do ambiente, Estas peças metálicas de fechamento somam a função de suporte para a iluminação e para os expositores dos doces, abrigam o caixa da loja e infraestruturas complementares. No piso superior com a base de instalações e acabamentos de fácil manutenção estabelecida, recebe os equipamentos de aço inox que constituem a cozinha industrial que serve os alimentos para consumo no salão ou venda na loja.